A evolução da Ortodontia
- Dr. Cristian Comper
- 29 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2021
Ortodontia é a área da odontologia que realiza a prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento da face e encaixe dos dentes (oclusão). O tratamento, além do benefício estético, evita também problemas relacionados a mastigação, respiração, fala e articulação temporomandibilar (ATM). Após a avaliação inicial, define-se o plano de tratamento e o aparelho a ser utilizado.

Aparelho fixo metálico
Este é um dos aparelhos mais comuns. O tratamento consiste na movimentação através dos fios que passam entre os braquetes fixados nos dentes.
Aparelho Autoligado
A diferença entre o Autoligado e o fixo metálico está na fixação dos fios. Ao invés de utilizar as borrachinhas, os braquetes do aparelho Autoligado possuem “portas” que seguram o arco. Sem as borrachinhas, diminui consideravelmente o atrito entre o fio e o braquete e desta forma reduz a resistência inicial, facilitando o movimento e força aplicada se torna mais leve, gerando mais conforto ao paciente.
Aparelho fixo estético
São os aparelhos em que as peças (braquetes) possuem uma cor semelhante ao do dente, se tornando mais discreto. O material utilizado para produção destas peças pode variar, podendo ser de safira, porcelana ou cerâmica.
Alinhadores
Este tipo de aparelho é bem diferente dos modelos tradicionais. São um conjunto de placas transparentes removíveis (semelhante a plaquinha de clareamento) que realizam a movimentação gradual dos dentes. Além do ganho estético (praticamente imperceptível), o paciente possui maior liberdade na hora das refeições e durante a higiene bucal. Na maioria dos casos os tratamentos são mais rápidos. O mais utilizado no mundo é o Invisalign®.
Dr. Cristian Comper é dentista, com especialização em ortodontia e habilitado em Odontologia do Sono e pós graduado em DTM Dor Orofacial. Invisalign Doctor. Atende em Blumenau, no bairro Victor Konder.
Comments